Primeiro, o que é biossegurança?
O procedimento da tattoo consiste em fazer varias microperfuracoes na pele, depositando pigmento ali. Com isso, as agulhas utilizadas entram em contato com fluidos corporais do cliente, com sangue e durante a tatuagem, tudo que toca o cliente é contaminado com esses fluidos.
Existem muitas doenças que são transmitidas pelo contato direto ou indireto com sangue e outros fluidos como a saliva, secreção nasal e dos olhos.
Biossegurança é você deixar o ambiente e o procedimento isolados desses fluidos.
Por isso, todos os materiais que vão encostar no cliente durante o procedimento devem ser devidamente embalados e após, descartados.
No que prestar atenção ?
*Mostrar a bancada
Tudo que for utilizado na tattoo tem que estar fechado e embalado, e deve ser aberto somente na presença do cliente, que vai ter certeza que não é um material reutilizado, ou que caiu no chão.
Agulhas, biqueiras e cartuchos já vem selados e esterilizados de fábrica. A tinta, nós colocamos em um pote separado, chamado batoque. O que sobra no batoque é descartado.
A maca, o apoio de braço, almofadas, tudo tem que ser embalado e nem precisamos dizer sobre a obrigatoriedade das luvas e máscaras, né?
O descarte de todo esse material é feito por uma coleta especial, eles não são jogados no lixo comum. Para as agulhas e todos os materiais perfurocortantes, temos o coletor rígido.
Agora que você conhece um pouco mais sobre os procedimentos, é só prestar atenção durante o seu atendimento para ter uma tattoo segura e livre de contaminação!